sábado, 27 de junho de 2015

Estudos não tão organizados assim

Olá pessoal!

Final de semestre chegando, últimas provas semana que vem, sabem o que a palavra "férias" significa pra mim? Significa algo como "posso acordar meio dia sem peso na consciência por não ter estudado! HAHA". É mais ou menos isso :P

Bom, neste post vou resumir a forma como estou organizando meus estudos desde que entrei na faculdade. Diferentemente de quando eu estava estudando para o vestibular, agora existem muitas outras coisas que preciso fazer, não é apenas estudar a matéria dada em aula. Tenho trabalhos para fazer, relatórios para escrever, sou membro do Centro Acadêmico do meu curso, enfim, o tempo tem que ser bem administrado mesmo. Particularmente acho que o ideal é tentar estudar cada tópico de cada matéria no dia em que tal assunto foi discutido em aula, porém não tenho conseguido fazer isso. No fim das contas os assuntos a serem estudados ficam de certa forma acumulados, tem sido difícil evitar isso =/

Em matérias como Cálculo, Física, Química, meu método de estudos é basicamente a resolução de exercícios. Muitos. Entender bem a lógica por trás das muitas fórmulas, equações e teoremas é obviamente importante, e conforme eu resolvo exercícios esse entendimento vai ficando mais completo. Além disso, não se pode deixar uma coisa importante de lado, que é ir bem nas provas e PASSAR nas matérias, né! As provas dessas matérias não fogem muito de um certo modelo, que é baseado em exercícios que são meio que "padronizados". Portanto a resolução dos muitos exercícios existentes nos livros serve também como uma forma de pegar a "manha" desses exercícios. Assistir à aulas no YouTube, onde é possível encontrar excelentes explicações, também continua sendo um método que utilizo.

Meu curso não possui muitas matérias que sejam mais teóricas (acredito que seja assim com quase todas as engenharias), mas com este tipo de matéria eu procuro fazer resumos e focar nos conceito-chaves. Este semestre estou fazendo Química Inorgânica, que é uma dessas matérias. Fiz resumos das aulas e dos capítulos de livro que tratam do assunto das mesmas. Acho que é uma boa forma de reter os pontos principais. Além disso, resolver listas de exercícios dos professores é, com certeza, uma ótima forma de estudar e inclusive de se preparar para as provas, pois existe grande chance de a prova conter coisas muito parecidas com àquelas presentes nas listas.
Enfim, apesar da eficácia de um método de estudo ser de certa forma algo pessoal, acredito que o que eu disse aqui pode servir pra maioria das pessoas ;)!

Não me considero uma pessoa que tenha muita facilidade com essas matérias exatas (que são uma dor de cabeça pra muita gente), por isso eu realmente estudo bastante. Talvez você, que está aí trabalhando numa fábrica e começou a pensar na idéia de estudar, entrar numa faculdade, tenha muito mais facilidade do que eu =)!
Não existe uma "receita" que vá funcionar para todos, porém a força de vontade com certeza é um ingrediente necessário em qualquer uma delas. Se você estiver decidido e com seu foco bem definido, encontrará a forma de estudos que melhor se encaixa ao seu perfil.

E é isso! Quero deixar aqui também um conselho: não pense que você não é capaz. Eu sou uma pessoa EXTREMAMENTE pessimista, e hoje vejo como isso já me prejudicou. Eu não acreditava em mim, quando comecei a cogitar a possibilidade de voltar a estudar eu mesmo me impunha mil e uma dificuldades. Não faça isso. Se você pretende buscar algo melhor para seu futuro através dos estudos, busque. Não coloque obstáculos, não ache que não é pra você.

Um abraço a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário