domingo, 14 de junho de 2015

"Aluno de graduação em Engenharia Física - Universidade de São Paulo - USP"

Olá pessoal!

Vou começar esse post com uma imagem que resume tudo o que foi dito até aqui:




Essa foto é do dia da minha matrícula na Universidade de São Paulo. A primeira carteira de estudante que é entregue é provisória, pois a confirmação de interesse em ficar com a vaga conquistada é feita no final do semestre (junho).
Bom, e o que muda sendo agora um estudante universitário?Mais precisamente, um estudante da Universidade de São Paulo? Bastante coisa. Após conquistar a USP, sem dúvida é possível conquistar o mundo, como está escrito no folheto que é entregue no dia da matrícula. Mas como a primeira conquista, a segunda também demanda muito esforço, dedicação e empenho.

Vou explicar como funciona o meu curso (Engenharia Física), mas acredito que muito do que vou dizer aqui deva valer para muitos outros cursos da USP. O curso de Engenharia Física é dividido em semestres. O total de semestres ideal para sua conclusão é de 10, ou seja, 5 anos. "Ideal" aqui significa que, para concluir o curso neste tempo, você deve cursar todas as disciplinas sem "repetir". O tempo máximo para conclusão do curso é de 15 semestres, o que significa que, se neste intervalo de tempo desde seu ingresso você não concluir o curso, você será "jubilado"(expulso da faculdade, por assim dizer).
As matérias do curso são divididas em "créditos". Vou tirar a definição de crédito do próprio site da USP:

"Crédito é a unidade correspondente às atividades exigidas do aluno. As atividades relativas às aulas teóricas, aos seminários e às aulas práticas têm seu valor determinado em crédito-aula. Cada crédito-aula corresponde a quinze horas-aula"
Além disso, existe a obrigatoriedade de se concluir os "créditos-trabalho", que são relativos à iniciações científicas (irei fazer um post sobre isso), participação em eventos realizados pela Universidade, entre outros. Resumindo, o curso possui um total de 3735 horas em créditos-aula, além de 750 horas de créditos-trabalho (dos quais 360 são relativos ao estágio obrigatório). É bastante coisa, acreditem em mim.
Ao realizar a matrícula na faculdade, você ja é automaticamente matriculado nas matérias do primeiro semestre. No meu caso, foram as seguintes:




Como vocês podem ver, a carga horária das matérias é contada como créditos. 28 créditos no semestre significa, de forma resumida, que eu tinha 28 horas de aula por semana. Pensem nas 3735 horas de aula necessárias pra conclusão do curso... =P
Do segundo semestre em diante você deve realizar as matrículas em cada matéria por si mesmo. Existe uma certa "liberdade" na escolha de de suas matérias,. Por exemplo, apesar da matéria Química de Materiais ser uma matéria do segundo semestre do meu curso, eu poderia ter optado por não fazê-la no segundo semestre, ou seja, não me matricular. Porém, essa liberdade é relativa mesmo, uma vez que a matéria TEM que ser cursada para que se conclua o curso. Além disso, existem os "requisitos" de matéria. Não é possível cursar Cálculo II se você não se matriculou e passou em Cálculo I, por exemplo. O curso inteiro funciona desta forma: deve-se ter passado em uma matéria "X" para que se possa cursar a matéria "Y". Daí vem uma grande pressão para não repetir as matérias, uma vez que repetir em uma matéria pode significar um atraso em seu curso.
Com relação à notas (coisa muito importante, haha): a média em Engenharia Física (e na maioria dos cursos da USP) é 5,0. Grande parte das matérias é avaliada com duas provas, as famigeradas P1 e P2. A P1 é a prova realizada no meio do semestre, e a P2 no final. Se sua média das duas provas for superior à 5,0, corra pro abraço. Se estiver entre 3 e 5, ainda tem tempo de recuperar: você poderá realizar uma prova de recuperação, e a média da sua média anterior + nota da recuperação deve ficar maior ou igual a 5,0. Se a média das suas provas P1 e P2 for inferior a 3,0, dançou. Você pegou DP(dependência), ou seja, repetiu. Existem matérias que possuem outros quesitos na avaliação, como trabalhos escritos, apresentação de seminários, entre outros. Mas o que descrevi acima se aplica à maioria das matérias.

Esse é um resumo das suas "obrigações" dentro da USP. Mas ser estudante universitário não significa apenas cumprir com suas matérias obrigatórias, longe disso. Existem MUITAS outras atividades que podem ser realizadas, a saber: esportes, participar das entidades estudantis (como centros acadêmicos e empresas júnior), entre outras coisas. Acredito que aproveitar todas essas oportunidades dentro da universidade é muito importante, pois a construção do futuro profissional tem como base inicial o seu trajeto durante a graduação;. Eu, no momento, faço parte do Centro Acadêmico de Engenharia Física, e irei começar um projeto de Iniciação Científica provavelmente em agosto.
É possível perceber que a vida de estudante dentro da USP é bem agitada, né? O melhor disso tudo, a meu ver, são as perspectivas para o futuro. Eu não costumo ser uma pessoa muito otimista (quem leu meus outros posts já deve ter percebido isso), mas eu acredito que essa caminhada na graduação irá me abrir muitas portas, me proporcionar muitos bons contatos e um futuro promissor. Sempre penso no contraste que esse fato tem com minha antiga rotina no Japão: qual era a perspectiva lá? Quais eram as chances pro futuro? Pensem nisso =)!

No próximo post irei detalhar mais o meu esquema de estudos para "sobreviver" dentro da universidade, hehe!

Abraço a todos!








Um comentário: