segunda-feira, 1 de junho de 2015

"Como eu vim parar na USP?" Parte final - Resultados

Olá pessoal! Desculpem a demora em dar continuidade ao post "Como eu vim parar na USP?", a faculdade está consumindo praticamente todo o meu tempo.. mas vamos lá ;) !

Bom, assim que terminei a segunda fase da Fuvest, que foi o último vestibular que faltava, tudo que me restava era esperar. Eu estava confiante em relação à Unesp e ao SISU, no qual me inscrevi em Engenharia na UFABC. Não tinha muita esperança de ter conseguido vaga nas outras universidades para as quais eu havia prestado (USP, UNICAMP e UNIFESP). A esta altura eu ja estava saturado, o último ano e meio da minha vida se resumira a estudar e ficar muito ansioso. Precisava de um descanso, e para isso, uni o útil ao agradável: Japão!

Em junho de 2014 iria fazer 3 anos que eu havia saido do Japão, e com isso o meu Re-Entry ( para quem não sabe do que se trata, veja aqui) iria vencer. Perder a data do Re-Entry significaria perder o visto permanente que eu possuía para o Japão, algo que eu não queria que acontecesse. Com isso, resolvi voltar para o Japão e esperar o resultado dos vestibulares por lá, assim além de matar as saudades que eu estava sentindo (dá pra imaginar né?), eu iria de certa forma "renovar" meu Re-Entry.
Enquanto eu programava a viagem para o Japão, a primeira boa notícia veio: passei na primeira chamada pelo SISU para a UFABC! O MEC havia liberado o resultado da primeira chamada dia 13 de Janeiro, e eu estava entre os selecionados. Senti uma imensa alegria com isso, pois agora sabia que, mesmo que não houvesse conseguido passar em nenhuma das outras faculdades públicas, uma vaga em uma universidade federal ja estava garantida =)
Minha viagem já estava marcada: embarcaria para o Japão dia 15 de Janeiro, e voltaria dia 31 do mesmo mês, e isso por um motivo: o resultado da Fuvest estava programado para sair no dia 2 de fevereiro, e eu obviamente queria estar aqui no Brasil quando isso acontecesse. Como eu tive que marcar minha viagem praticamente de última hora, e havia passado na UFABC, foi uma correria terrível para que eu me matriculasse na faculdade (a matrícula tinha que ser feita até o dia 21!). Ainda irei dedicar um post à isso. Deixei uma procuração para a minha mãe fazer a matrícula para mim, pois 2 dias depois de sair o resultado eu já estava embarcando para o Japão.

Ir para o Japão passar essas curtas "férias" foi realmente muito bom. Foi uma experiência diferente, mesmo após ter vivido metade da minha via lá. Passei a notar coisas que simplesmente passavam despercebido por mim, como o absoluto silencio dentro dos trens, a educação com a qual você é tratado em qualquer lugar que você entre, enfim, coisas do dia-a-dia que diferenciam o Japão da maioria do resto do mundo. Revi amigos de infância, comi muito e descansei bastante :P
Minha mãe me mandou fotos da UFABC de quando foi fazer minha matrícula, e uma foto da matrícula também, é claro. Ou seja, agora eu era oficialmente um aluno de graduação em uma universidade federal! Não é difícil imaginar o quanto isso significou para mim, depois de todo o esforço, finalmente estava vendo um resultado concreto.
Renovei meu Re-Entry no Japão, e como a lei havia mudado depois que sai de lá em 2011, agora a validade do Re-Entry era de 5 anos.
Passadas pouco mais de duas semanas, chegou a hora de voltar ao Brasil.. Nessa volta senti um misto de alegria e tristeza. Alegria por já saber de um resultado positivo, de saber que meus próximos anos seriam dedicados a trilhar um caminho promissor para o meu futuro. Tristeza por estar novamente deixando o Japão.
Como eu falei anteriormente, a Fuvest havia marcado para divulgar a primeira chamada do vestibular no dia 2 de fevereiro. Embarquei de volta no dia 31 para chegar no Brasil dia primeiro, e aguardar com uma ansiedade infinita esta chamada. Porém, ocorreu que a Fuvest decidiu antecipar essa divulgação, a qual foi feita no próprio dia primeiro! Enquanto eu estava voando, a primeira chamada do vestibular para a USP estava sendo divulgada, e eu obviamente não fazia a menor ideia disso.
Aterrizei no aeroporto internacional de Guarulhos na tarde do dia primeiro, uma tarde de verão com um calor infernal. Meus pais estavam me esperando no aeroporto, imagino como eles deveriam estar ansiosos.. =D

Apareci naquele corredorzinho onde todos esperam quem está chegando de viagem, e lá estavam eles. Fui empurrando meu carrinho com minhas malas tranquilamente, e minha mãe já veio toda eufórica em minha direção. Beijos, abraços, minha mãe diz:
- Vem cá, tenho uma coisa pra te mostrar!
Ok mãe, o que é?
- Olha aqui:
Ela me mostra o celular com uma tabela, aquelas letras pequeninas que são ruins de ler. Logo que eu vi não entendi muito bem do que se tratava, mas analisando com um pouco mais de calma, lá estava:

FUVEST - LISTA DE PUBLICAÇÃO - PRIMEIRA CHAMADA

E constava um nome familiar lá: PEDRO NOVAK NISHIMOTO

Sim, era isso mesmo: eu havia passado na primeira chamada para a Universidade de São Paulo! A ficha demorou um pouco para cair na minha cabeça. Havia acabado de chegar de uma viagem de mais de 30 horas, não tinha dormido quase nada no avião, estava "embriagado" de sono e cansaço. Eu realmente levei um tempo para digerir essa informação e me dar conta de que o meu objetivo inicial havia sido alcançado. Após isso, outros resultados vieram: UNICAMP, UNESP e UNIFESP. Eu havia passado em TODOS os vestibulares que prestara, na primeira chamada. Lembram que eu prestei o vestibular da FEI (faculdade particular) para Engenharia Elétrica, apenas para "garantir" caso não passasse em nenhuma das faculdades públicas? Pois é..eu não esperava que o resulado fosse tão positivo.

Bom, termina aqui minha série de postagens sobre como eu vim parar na USP, afinal, acho que já deu pra entender como né =)
Do próximo post em diante, irei falar sobre a minha rotina como estudante de Engenharia Física na USP.

Um abraço à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário