segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Primeiro post da série: "Como eu vim parar na USP?" - Decidindo deixar o Japão

Olá!

Desculpem pela demora em fazer uma nova postagem, mas como prometi, vou descrever minha "saga". Como não deve ser novidade para nenhum dekassegui começar a trabalhar cedo, comecei ainda com 16 anos. A idéia de poder ter seu dinheiro, comprar suas coisas, enfim, ter uma certa "independência" seduz a grande maioria dos jovens brasileiros que vivem no Japão, e eu não fui uma excessão. Com uma adaptação conturbada na escola japonesa, frequentei apenas até a sexta série do "shougakkou", ou 小学校六年生. Ainda antes de terminar esse período, e devido a diversos problemas que estavam ocorrendo, meus pais decidiram me transferir pra uma daquelas "escolas brasileiras", que também são velhas conhecidas da comunidade aí. Não vou entrar muito em detalhes em relação a essas instituições, então resumindo: não cheguei a terminar a oitava série nessa escola, partindo então para o mercado de trabalho japonês. Dos meus 16 anos aos 24, trabalhei em diversos lugares, através de diversas empreiteiras. Sequer passava pela minha cabeça um dia entrar em uma faculdade, pois eu ia vivendo o dia a dia, sem perceber o tempo passar, com planos que iam no máximo até "comprar uma moto nova", ou "comprar o carro X". Bom, até aqui acho que não falei novidade alguma, esse relato com certeza serve pra muitos de vocês que estão aí.

Conforme o tempo foi passando, tinha meu carro, minha moto, "meu" apartamento (alugado obviamente"), fui sentindo que aquela rotina estava fazendo mal a mim. Sentia uma grande infelicidade durante a semana toda, com aqueles trabalhos robóticos e maçantes, sempre contando os minutos pra chegar nas folgas, as quais passavam em um piscar de olhos. Ainda não me passava pela cabeça voltar ao Brasil ( estava direto no Japão, sem ter retornado ao Brasil ) mas sentia que eu precisava fazer alguma coisa em relação a isso tudo.

Então, veio a grande crise de 2008. Meus pais, que na época já tinham uma idade avançada para os padrões do "mercado para dekasseguis", decidiram retornar ao Brasil de vez. Fizeram isso em 2009, e eu continuei aí. Com eles aqui no Brasil, comecei a pensar na possibilidade de vir pra cá, estudar, ter um objetivo de verdade pelo qual acordar de manhã todo dia e ir a luta, coisa que aí no Japão eu simplesmente não tinha. Com essa idéia amadurecendo aos poucos na minha cabeça, em 2011 conversei sobre isso com minha mãe, e ela obviamente me apoiou, ressaltando que, claro, não iria ser fácil. Um cara de 24 anos, que sequer terminou o ensino fundamental, ir para o Brasil e entrar em uma faculdade pública? Disputando com a galera que acabou de sair do ensino médio, com tudo fresco na cabeça? Difícil. Mas desde o início a minha vontade era de entrar na melhor faculdade. Em momento algum cogitei entrar numa "uniesquina". Se fosse pra largar tudo assim e ir tentar algo melhor, que fosse MELHOR mesmo!

Meus pais pesquisaram faculdades aqui no Brasil, foram ao campus da UFSCAR, da USP em São Paulo, e me enviaram diversos folhetos/informativos das universidades por correio. Aquilo tudo me deixou maravilhado, a idéia de um dia entrar numa boa faculdade e começar a trilhar um caminho firme, de fazer o que eu gosto, me seduziu, assim como a ideia de poder "consumir" havia me seduzido 8 anos atrás, quando comecei a trabalhar.
A decisão estava tomada: "voltarei ao Brasil para estudar, não quero mais essa vida no Japão, que apesar de ser cômoda, não me faz feliz".

No próximo post detalharei minha saída do Japão, viajem de 3 meses pela europa e, enfim, a chegada no Brasil, adaptação e início dos estudos.

Um abraço à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário